Seu site está desatualizado?

Dicas para manter um sistema moderno e funcional

Como saber se o seu site está desatualizado?

Já parou para dar uma olhada na situação do seu site? O site é a primeira impressão do grau de modernidade que o seu negócio se encontram. Com site desatualizado a comunicação com seus clientes fica desestimulante e compromete a geração de novas oportunidades de negócio. Isso é um fato.

.
Para descobrir o grau de desatualização do seu website primeiramente relembre os objetivos para os quais você o criou. Agora, com os objetivos em mente, verifique se alguns dos itens enumerados a seguir se aplicam ao funcionamento do seu sistema:

 

1. Tempo para visualização de conteúdo

Os internautas estão acostumados com respostas rápidas quando acessam sites. Uma grande fatia dos visitantes desiste do acesso se as páginas demorarem mais que 25 segundos para serem visualizadas. Essa lentidão compromete a eficácia do seu negócio. Se a página principal do seu site leva uma eternidade pra carregar, esse é um grande aviso de que seu site precisa ser atualizado.

 

2. Funcionalidade e Interatividade

O segredo de sites com grande nível de acesso são os sites que apresentam funcionalidades. Sites atualizados, úteis e intuitivos. Essa combinação garante que o internauta eleja seu domínio como referência em seu segmento comercial. Sites com bom nível de experiência e interatividade são inovadores e divertidos. Procure oferecer economizar o tempo do internauta oferecendo conteúdo inédito e relevante.

.
É claro que para garantir excelente funcionalidade com graus inovadores de interatividade é preciso um sistema moderno. Neste ponto é preciso ter em mente uma coisa: qual a impressão que se deseja deixar a todo internauta que acessar o seu site? Todo o resultado do restante de sua publicidade será afetada por esta primeira impressão digital. Se o seu produto ou serviço depende de grandes níveis de diferencial competitivo, não deixe de manter o padrão de modernidade da sua plataforma web.

 

3. Qualidade da responsividade

Quase 20% dos acessos da maioria dos websites são realizados através de dispositivos móveis. Isso reflete uma tendência que veio pra ficar. O computador do futuro tem o tamanho do celular. Neste contexto, é fundamental que o seu site abra corretamente em displays de celulares, tablets, notebooks, além dos típicos desktops.

.
A responsividade é a propriedade de bem visualizar o seu sistema em qualquer tipo de display. Esse é um atributo tão importante que a empresa Google vem bonificando o posicionamento de sites que possuem boa responsividade. Em outras palavras, eles promovem sites que permitem melhores experiência ao internauta.

.
Faça um teste. Procure acessar o seu site através do seu celular ou tablet. Veja se á uma boa visualização das informações. Veja se as informações são apresentadas sem erro (componentes falhos, animações em flash que não executam…) e no tamanho de texto apropriado para a leitura e correta interatividade. Este é, sem dúvida, um dos pontos mais importantes para a conclusão de que seu sistema está ou não defasado.

 

4. Segurança e confiabilidade

Verifique seu seu site não está inscrito em alguma lista negra de domínios ou se encontra com vírus no meio do código. Isso implica num aviso sistêmico proveniente dos navegadores, advertindo aos internautas que o site está infectado e é nocivo.

.
Se o seu site se encontra desatualizado, é bem provável que esteja mais vulnerável aos ataques de vírus e invasões de hackers. Isso pode acabar com a sua reputação. O cuidado deve ser redobrado quando se tem algum tipo de comércio eletrônico em funcionamento. Neste caso, é questão de bom senso manter seus sistema de vendas o mais seguro possível.

 

5. Problemas para garantir posicionamento em pesquisas

Sites mais antigos possuem certo grau de dificuldade para concorrer em pé de igualdade com os sistema modernos. Para posicionar um site é necessário de muito conteúdo relevante. Mas como você conseguiria publicar conteúdos com excelente interface se o seu gerenciador de site é antigo e pouquíssimo prático. E ainda por cima não dispõe de recursos SEO para facilitar a configuração das palavras de maior relevância para o seu negócio. Se você tem problemas para resolver estas questões, é preferível optar por um novo sistema que lhe permita maior facilidade para a realização destas tarefas.

.
Em se tratando de posicionamento, é importante se ter um sistema moderno. Você estará concorrendo com sites mais modernos. Muitas vezes está gastando fortunas com campanhas com o Google Adwords. Não faz muito sentido gastar dinheiro sem uma estrutura que lhe permita colher bons resultados. Preste muita atenção neste detalhe.

 

6. Conteúdo desatualizado

Pense na situação: ao acessar um website você se depara com notícia defasadas e publicadas há mais de 2 anos. Qual é a conclusão que você chega? Possivelmente a mesma conclusão que os motores de busca do Google. Seu site é desinteressante e sem interatividade com o público. Se não há um administrador ou empresa responsável por publicar conteúdo relevante, porque deveria o visitante perder o seu tempo buscando boas soluções no endereço do seu domínio?

.

Em suma, creio que a atualização de sites depende do grau de competitividade comercial que você enfrenta. Sites modernos permitem o maior aproveitamento do seu tempo dedicado ao seu marketing digital e na otimização do esforço na atualização dos seus conteúdos. É preciso ter bom senso e pesar os custos envolvidos.

.
Particularmente, recomendo um upgrade geral de sistema de dois em dois anos. Neste período surgem muitas inovações. Creio que é um bom tempo para se renovar a interface digital de qualquer negócio. Como todos sabem, a boa novidade atrai a atenção de todos. Se a situação lhe permite, mantenha sua presença digital diferenciada e surpreendente.