Marketing Digital - Furtado Leite Desenvolvimentos

Marketing Digital

O futuro da publicidade mais perto de você.

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O Marketing Digital

Marketing Digital .:. Criação de Sites .:. Furtado Leite Desenvolvimento de Sistemas .:. www.furtadoleite.com.br


 

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Certamente, o mercado e os consumidores mudaram seu comportamento desde a época do conceito de Marketing. O Marketing Digital leva em consideração este novo cenário, adaptado ao perfil de consumidor que utiliza os recursos tecnológicos para apoiar a sua tomada de decisão para as suas compras e as novas ferramentas e plataformas disponíveis para consulta e para a própria publicidade. 

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O Digital dentro do Marketing

A palavra “digital” define novas estratégias para o marketing conhecido. É o marketing que utiliza componentes digitais no mkt mix (4 P´s):

  • produto
  • preço
  • praça
  • promoção


O Marketing Digital
não é tão adequado para falar de todo o universo de Marketing existente. Ele é como um subconjunto do Marketing que utiliza as novas tecnologias e plataformas dependentes da eletricidade e da energia de baterias para viabilizar a comunicação em massa. Porém, os dispositivos e eletro-eletrônicos como celulares, tablets, monitores painéis outdoors de led e telas touch screen estão cada vez mais presentes e envolvidos com nossas ações diárias. Motivos e praticidades como estas fazem do Marketing Digital a vanguarda do marketing para as próximas décadas.

O Marketing Digital é fundamental para que o seu website ou blog seja acessado e conhecido por todos. Com a infinidade de propostas oferecidas na rede, é preciso diferenciar e criar artifícios para destacar seu endereço eletrônico / comércio digital. Este conjunto de medidas estratégicas, aliadas às práticas corretas publicitárias permitem melhor divulgação e representatividade de mercado.

O Marketing Digital é o Marketing voltado aos canais digitais preferencialmente utilizados na Internet, tais como:

  • Anúncios em Redes Sociais
  • Anúncios através de Lista de Mailings
  • Anúncios do Google AdWords
  • Envio de mensagens / imagens publicitárias de SMS / WhatsAPP
  • Publicidade em WebSites
  • Marketing de Afiliados
  • Produção e publicação de Infoprodutos, etc. 

Esta havendo uma sensível convergência digital e, com ela, os hábitos tradicionais estão se transformando. A mídia acompanha esta tendência, apresentando soluções mais otimizadas e funcionais para a execução das mesmas tarefas de sempre: vender mais em menos tempo.


Nicolas Negroponte
cita em seu livro “A Vida Digital” dois tipos de ambientes: O formado de bits e bytes (ambientes digitais) e o formado de átomos (ambientes materiais). Como pode imaginar, a proliferação das tecnologias digitais oferece uma gama de possibilidades para novas ações de marketing. Esta velocidade das novas tendências é tão grande que, muitas vezes, mal dá tempo para testar e mensurar os resultados obtidos com as campanhas de Marketing Digital nelas baseadas.

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Tudo mudou. O ciclo de vidas das tecnologias é menor que o ciclo da vida humana. Isso obriga a todos a uma adaptação contínua, buscando constantemente o conjunto de ações e metodologias mais eficientes para a obtenção dos melhores resultados. As estratégias precisam ser revistas o tempo todo e as medições dos resultados vira um hábito contínuo também.


O Marketing Digital
oferece novas estratégias a todos que estão em busca de melhores resultados. O digital potencializa o alcance do marketing para melhor ou para pior.

Saber utilizar corretamente as plataformas e estratégias passou a ser um divisor de águas entre profissionais e amadores. As ferramentas estão disponíveis a todos, mas poucos sabem utilizar corretamente estes mesmos recursos.

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Conheça como se faz o Marketing Digital na atualidade.

 

Para que fique bem claro quais são estas plataformas e recursos disponíveis, é importante listá-los:

  • páginas digitais (sites, hotsites, portais, blogs e perfis)
  • E-mail
  • realidades mistas (realidade aumentada, virtualidade aumentada, realidade virtual)
  • tecnologias mobile (RFID, Mobile Tagging, SMS/MMS, Bluetooth, aplicativos, Mobile TV)
  • redes sociais
  • mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing, Wolfram – Alfa, etc…)
  • jogos
  • tecnologias de voz
  • vídeo – tv digital – vídeo imersivo


Agora vejamos alguns canais digitais preferencialmente utilizados na Internet:

  • Anúncios em Redes Sociais
  • Anúncios através de Lista de Mailings
  • Anúncios em mecanismos de busca: (pagos ou orgânicos) – Google AdWords
  • Envio de mensagens / imagens publicitárias de SMS / WhatsAPP
  • Publicidade em WebSites (sites, hotsites, portais, blogs e perfis)
  • Marketing de Afiliados através de links patrocinados
  • Produção e publicação de Infoprodutos (artigos digitais, e-books, áudios, vídeos-aulas) 

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O que é uma Campanha de Marketing Digital ?

É muito fácil encontrar empresas e profissionais oferecendo serviços de desenvolvimento de Projetos de Campanhas de Marketing Digital. A diferença acaba sendo sensível na mensuração dos resultados e no retorno real e prático deste esforço de vendas.

Um dos fatores mais importantes para o sucesso de qualquer campanha de marketing digital são os parceiros que oferecem condições e ambientes favoráveis para a exponenciação da visualização da campanha. São as parcerias que tornam a abrangência das campanhas e seus resultados mais expressivos.

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Conheça os principais desafios do Marketing Digital nesta vídeo-aula.

 

Outro ponto é a definição do público consumidor e dos canais digitais onde se encontram mais presentes. Você deve estar onde seu cliente está. Definindo os canais mais apropriados e compatíveis com os recursos de cada cliente é possível traçar uma estratégia com linhas de ação bem definidas. Acompanhe as etapas da execução de uma Campanha Digital: 

  • estudo da presença digital da empresa
  • planejamento de campanha, verificando:
    1. quais os melhores canais de engajamento
    2. a linguagem mais adequada
    3. o tipo de informação a ser divulgada
  • Criação das contas personalizadas e perfis de marca nas principais mídias sociais (Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube etc.)

O cliente autoriza o conteúdo a ser publicado na divulgação. Este conteúdo será adaptado para cada tipo de divulgação (mesmo trabalho de um assessoria de imprensa);

A partir da publicação das mídias, faz-se um monitoramento diário, repassando dúvidas e comentários do público.

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Resultados do Marketing Digital

Esta etapa é uma das mais importantes. Somente com uma análise apurada dos resultados obtidos em cada canal digital utilizado e o retorno real em vendas é que será possível garantir melhores resultados em uma campanha futura. Estes resultados servirão para o cálculo do Retorno de Investimento e melhoria de resultados em novas campanhas. É um processo construtivo contínuo. Veja alguns dados fundamentais encontrados entre os parâmetros disponíveis.

  1. Estatísticas de Retorno de Campanha
  2. Estatísticas de Acesso ao Site da Empresa
  3. Estatísticas de Posicionamento da Empresa e sua marca nos mecanismos de busca
  4. Comunicação adequada e suficiente para cada mídia digital, ativa e segmentada para alcançar vários níveis simultaneamente (seu site – blog, boletins eletrônicos, redes sociais).
  5. Relatório final de desempenho de campanha após intervalo de tempo para medição de resultados.

O Marketing Digital oferece resultados quase sempre imprevisíveis pelo simples fato de que os hábitos dos consumidores na internet estão passando por uma modificação de comportamento contínuo. Agora sempre será possível melhorar seus resultados e com eles o nível das vendas.

Saber administrar seus recursos financeiros para obter o melhor do Marketing Digital requer um envolvimento contínuo com seus recursos e plataformas e o desenvolvimento de parceiros que viabilizem ações conjuntas, fortalecendo a presença digital sem pagar caro por isso.

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Se você precisa de alguma consultoria neste assunto, solicite um contato comercial! 


Marketing Digital


por Fábio Furtado Leite – Analista de Sistemas / Furtado Leite Desenvolvimento de Sistemas / WebSite: www.furtadoleite.com.br