O que é SSL-Secure Socket Layer ?

Camada de Soquete Segura

O que é SSL-Secure Socket Layer ?

O que é SSL?


O que é SSL-Secure Socket Layer ?
Secure Socket Layer (SSL)
é um padrão global em tecnologia de segurança desenvolvida pela Netscape em 1994. Este padrão cria um canal criptografado entre um servidor web e um navegador (browser) a fim de garantir que todos os dados transmitidos sejam sigilosos e seguros.
.

SSL-Secure Socket Layer

.
A presença deste certificado é reconhecida através de um ícone – “cadeado dourado” ou link “https:// – em verde”que aparece no canto esquerdo superior nos navegadores quando estão acessando um website seguro.

.
Os sites seguros já são reconhecidos pelos internautas brasileiros. Os Certificados para Servidores Web quando aplicados em lojas virtuais estampam alguns sinais que atestam segurança.
.

“Quando você está em uma página com SSL, note que a barra de endereços, HTTP:// mostra HTTPS://, cadeado fechado ou a cor verde/vermelha.

.
Os internautas já se atentam para estas características que atestam que a comunicação entre o usuário e o site está protegida por criptografia e não pode ser interceptada por terceiros. Ou seja: é um ambiente seguro para efetuar compras e navegar tranquilamente.

Se o seu site não tem, com certeza, você pode estar perdendo vendas. A Certificação Digital é uma tecnologia disponível para todas as empresas, sejam elas micro, pequena, média ou grande. Trata-se de uma solução que transforma pesquisas de preços em compras efetivas”.

.
Para que serve o Certificado de Segurança SSL/TLS?

Um Certificado SSL/TLS serve para garantir a segurança na comunicação do seu site com o cliente. Ou seja, o certificado permite que os dados trocados entre site e cliente ocorra de forma protegida. Uma ótima forma para garantir a confiabilidade dos internautas quando acessarem o seu domínio ou servidor de aplicação.

SSL-Secure Socket Layer

SSL-Secure Socket Layer

.

Como funciona a proteção SSL?

Quando o cliente visita seu site, é gerada uma chave de segurança de 2048 bits (um bom padrão de criptografia atual). Os dados são criptografados e trafegados de forma segura pela internet.

Este conteúdo seguro é aberto somente no navegador do cliente, através da chave de segurança privada gerada, não permitindo que terceiros capturem ou leiam as informações de forma legível.

.
Como implantar Cerificação SSL/TLS para o seu site?

Caso você não tenha acesso root ao seu servidor de hospedagem, será necessário entrar em contato com o seu suporte técnico. Abra uma um chamado / ticket de atendimento solicitando a implantação da certificação.

.
Geralmente a certificação é paga de forma anual. Os valores variam bastante de servidor para servidor e conforme o plano de hospedagem escolhido.

.
Para ativar a proteção SSL/TLS entre em contato com o seu suporte e solicite Certificação SSL/TLS para um determinado domínio. Cada domínio necessita de uma certificação. Então, identifique o domínio para o qual deseja a sua certificação.

.
Provavelmente  o suporte solicitará que você responda algumas questões sobre a identidade do seu site (ex. a URL) e da sua empresa (ex. a Razão Social e o endereço físico de sua casa ou estabelecimento comercial). Então seu servidor web criará duas chaves criptográficas – a Chave Privada (Private Key) e a Chave Pública (Public Key).

.

SSL-Secure Socket Layer

SSL-Secure Socket Layer

Sua Chave Privada não possui esse nome à toa. Ela deve ser mantida privada e segura. Já a Chave Pública não necessita ser secreta. Ela deve ser colocada na CSR (Certificate Signing Request). A CSR é um arquivo de dados contendo os detalhes do site e da empresa. Os dados necessários para gerar o CSR junto ao seu servidor web são:

Common name (server domain name): url onde o certificado vai ser utilizado;

Organization: nome oficial da empresa, igual ao existente no cartão do CNPJ. Caso você não tenha uma empresa, inclua o seu nome nesse campo e no próximo;

Organizational Unit: setor da sua empresa;

City or Locality: cidade.

State or Province: seu estado, escrito por extenso.

Country: país com dois caracteres. No caso, BR para Brasil.

.
Você deverá enviar esta CSR através do formulário de solicitação indicado pelo suporte do seu servidor de hospedagem. Seus dados serão validados e, se estiverem corretos, seu certificado digital será emitido em até 48 horas.

.
Quando se deve usar o Certificado de Segurança SSL/TLS?

Confira alguns motivos para adotar a Certificação Digital:

.
1. Para sites com sistemas de comércio eletrônico com ou sem integração bancária. Sites de venda precisam passar mais segurança aos clientes. Existem muitos internautas que, vendo a exclamação, advertindo contra sites inseguros no canto do navegador acabam desistindo de realizar as compras por receio de ter sua transação “hackeada”.

.
2. Evita o roubo de dados: A Certificação Digital inibe o roubo de todos os dados do e-commerce, já que os dados que são transformados em códigos, que passam a ser lidos somente pelo servidor da sua loja virtual;

.
3. Segurança desde a home: A existência do SSL pode ser comprovada pelo HTTPS:// presente no navegador, pelo cadeado no rodapé da página e pela barra de endereços em coloração diferenciada – a combinação de alguns navegadores versus o tipo de Certificado Digital, proporciona ao visitante uma sinalização mais simples por meio de cores na barra do navegador: Verde está ok. No entanto, a cor vermelha atesta que existe algum problema de identificação ou segurança no site. Ao constatar a barra vermelha o visitante deve interromper suas compras;

.
4. Confiança do cliente: Utilizar a Certificação Digital valoriza a segurança de uma loja virtual. Há muitos consumidores online que só compram em ambientes virtuais que possuem Certificação Digital, por isso ter ou não a criptografia pode determinar a venda ou não de mercadorias. A confiança do consumidor é atrelada a Certificação;

.
5. Transações com cartões de créditos exigem: Um dos primeiros pedidos das operadoras de cartões para quem pretende vender online é o Certificado Digital, ou seja, torna-se um requisito obrigatório para os que desejam atuar no e-commerce.
.

.
Quais as melhores Certificações SSL/TLS?

A melhor certificação será a que lhe proporcionar a melhor segurança com os preços mais acessíveis. Há diferentes preços para aquisição de Certificados Digitais para o e-commerce, para diversos portes de lojas virtuais.

.
Algumas empresas oferecem serviços adicionais gratuitos. A Certisign, por exemplo, concede o direito de uso do Selo “Site Seguro” na compra de qualquer um dos tipos de Certificados SSL. Os certificados para a lojas virtuais da empresa proporcionam serviços como Avaliação de Vulnerabilidade, Malware Scanning e Seal in Search.

.

Todos os certificados SSL/TLS com criptografia 2048 bits tem igual proteção. O que muda são os valores praticados, os serviços acoplados e a reputação da empresa certificadora. Existem alguns nomes mais conhecidos:
.

                    

.
Certificação SSL para o posicionamento nos mecanismos de busca

O Google acaba de mudar suas regras de posicionamento nas pesquisas conferindo mais visibilidade aos sites que dispõe de certificação SSL. Tudo para conferir maior segurança de navegação aos internautas no momento da realização de suas pesquisas.

.
Todo gestor de marketing digital precisa se ater na relevância em adquirir uma certificação para o seu domínio e dos seus clientes. A certificação pode tornar mais eficiente as campanhas digitais, tais como: Google Adwords e o próprio posicionamento orgânico dos sites.

.
Apesar de onerar com novas taxas todos os proprietários de domínios importantes, o certificado SSL vai garantir maior segurança das informações dos internautas. No futuro próximo a internet terá dois ambientes de navegação: os ambientes seguros SSL e os inseguros e perigosos. Em qual dos dois ambientes você gostaria que sua estrutura digital estivesse? Não é preciso responder.

.

Quem pode lhe ajudar a implantar a proteção SSL?

Caso você tenha dificuldade para instalar ou solicitar a certificação SSL ao seu suporte web, entre em contato com a nossa equipe de consultores que teremos satisfação em ajudá-lo.

 

.

O que é SSL-Secure Socket Layer ?
Avalie a publicação