Sete dicas de segurança para a sua empresa

Sete Dicas para a Segurança Digital da sua Empresa

Praticas importantes para a proteção de conteúdo

Sete Dicas para a Segurança Digital da sua Empresa

CUIDADOS COM A SUA SEGURANÇA DIGITAL


A praticidade da digitalização da economia trouxe muitos benefícios. Agilidade, confiabilidade, simplicidade,…. Porém, no quesito segurança estas soluções tecnológicas podem trazer muita dor de cabeça. Este artigo apresenta dicas importantes para que você utilize todos os benefícios da tecnologia mantendo as suas informações pessoais e empresariais mais protegidas e seguras das ações dos hackers e dos vírus.

Nos últimos anos, os crimes cibernéticos aumentaram 30% e 40% na América Latina. Somente no Brasil, foram registrados 27 milhões de casos de usuários prejudicados.

Para reforçar a sua segurança, sete ações importantes precisam ser tomadas em sua companhia, seja ela pequena, média ou de grande porte.

.:.
Dicas de Segurança Digital para a sua empresa

1. Arquitetura anti-hacker
Garanta a segurança dos seus arquivos com pelo menos 2 senhas diferentes. (uma básico e outra avançado). Reorganize suas pastas e documentos de forma a manter agrupadas as informações mais importantes. Mantenha as suas informações sigilosas em HD removível específico, permitindo fácil desconexão da rede. Concentre os arquivos importantes em pastas personalizadas com acesso restrito e nomes pouco sugestivos. Compacte com senhas as pastas com informações sigilosas com mais de 15 caracteres alfanuméricos. Realize um backup diário programado para um outro HD ou Pendriver pessoal utilizado apenas para esse fim. Desta forma será possível recuperar prontamente as suas informações de maior valor. Esse é o primeiro passo para a sua gestão de riscos. 

..

2. Acesso restrito
Restrinja o uso do seu computador apenas a você. Restrinja o uso de sua rede corporativa apena ao pessoal autorizado. Crie ambientes específicos para o trabalho de cada um dos seus colaboradores. Inabilite a conexão de dispositivos pendrives em sua rede interna. Impeça a instalação de aplicativos nas máquinas conectadas em sua rede interna. Configure seu firewall para impedir instalações não autorizadas. A maioria das falhas de segurança são cometidas por você mesmo e pelos seus colaboradores.

..

3. Segurança nas nuvens
Boa parte dos profissionais e empresas utilizam as nuvens para guardar seus dados e informações de suas transações comerciais. Esta solução precisa ser entendida como provisória. A nuvem é um local com segurança relativa. Você está usando um serviço de terceiros, sujeito a todo tipo de intervenções e mudanças nas regras. Não tenha dúvida que seus dados estão sendo monitorados. Se você precisa de sigilo, não use a nuvem. Nunca confie seus backups apenas na nuvem. Até mesmo as leis de propriedade legal não se aplicam bem a estes ambientes dinâmicos. Uma falha de segurança muito comum é você tentar acessar sua conta do Google Docs de um computador de Lan House ou do computador de alguma pessoa. Esquece de efetivar o logou e tem sua senha modificada. A partir daí você perde sua senha e todas as suas informações. Qualquer pessoa com quem se compartilha a administração desta conta pode cometer este descuido. Nuvem é para informações pouco importantes. 

..

4. Aplicativos e Informações no Celular 
Tudo o que roda em seu celular está mais vulnerável a invasão. Prova disso é que você apenas confia no que os aplicativos dizem. Mal sabe como funcionam ou se está realmente protegido(a) contra acessos indevidos. Existem muitos aplicativos com erros em seus desenvolvimento que facilitam com suas informações caiam em mãos alheias. Nunca salve senhas em seu celular. Procure utilizar aplicações mais conhecidas do grande público. Caso sua informação ou conversa seja sigilosa, verifique se os seus dados correm de forma criptografada pela rede. Já existem aplicativos que oferecem esse nível de segurança de dados. Nunca guarde fotos comprometedoras em seu celular. Procure não utilizar aplicações internetbanking conectado em redes desconhecidas. Seu celular, além de poder ser invadido através de suas conexões wi-fi ou bluetooth ainda pode ser perdido ou manuseado por alguém enquanto você não está atento. Um mundo de coisas pode acontecer. O celular é o equipamento mais perigoso ao qual você pode confiar as suas informações.

..

5. Segurança nos WebSites
Os sites estão cada vez mais frágeis diante de tantos ataques automatizados direcionados por hackers do mundo inteiro. Além de contratar um servidor que lhe confira um backup integras do seu sistema do website e sua base de dados, é importante você mesmo fazer sua salva periódica ou contratar alguém que preste este tipo de suporte. As informações publicadas em seu site ou em outros sistemas web merecem um cuidado especial. Não recomendo guardar conteúdos importantes ou informações sigilosas nele se não contar com a ajuda de algum suporte especializado. Basta um plugin ou componente errado e seu site acaba nas mãos de bandidos e você vira um laranja virtual. A segurança em websites é um assunto que renderia um artigo apenas para falar sobre este tema. Sistemas feitos em wordpress, por exemplo, são os preferidos dos hackers. Existem muitos usuários sem experiência utilizando suas funcionalidades sem o mínimo de conhecimento das questões de segurança envolvidas.

..

6. Política de Acesso
Nunca cadastre e-mails pessoais importantes em qualquer site da internet, nem use suas senhas principais para acesso nestes sistemas. Utilize uma senha geral simples para acessos em sistemas de pouca importância e só use suas senhas principais em sistemas confiáveis. Isso reduz a chance de sua senha principal ser descoberta. Guarde suas senhas em HD desconectado da rede e em arquivo zipado com senha de lógica própria com mais de 10 caracteres alfanuméricos. Esta é a sua “segurança” da segurança. Memorize sempre a sua senha principal. Sua cabeça ainda é o local menos acessível aos hackers modernos. 

..

7. Tablets, Notebooks e Desktops 
Qualquer equipamento pode ser invadido. Suas informações só estão 100% seguras se estiverem desconectadas da rede. Nunca duvide da potencialidade de um vírus. Usar anti-vírus é fundamental. Use os gratuitos, mas nunca fique sem um AVAST ou AVG dentro do prazo de sua validade. Quando expirar o prazo, troque por outro e mantenha suas funções de proteção sempre ativas. Usamos equipamentos e programas sem saber como funcionam. Apenas confiamos que estamos seguros. Não confie tanto da sua sorte. Lembre-se. Se está na rede está acessível. O segredo sempre será organizar as suas informações sigilosas a fim de facilmente salvá-las. Tudo o que é custoso acaba deixando de ser feito. É a lei no menor esforço...

.:.
Um último aviso

Para terminar, e importante salientar que todos os recursos e equipamentos andam muito mais estáveis e funcionais. Mas, em se tratando de uma comportamento profissional quanto à proteção da informação corporativa, não se pode supor que soluções terceirizadas garantam a segurança das informações que garantem o sucesso de cada empresa.

Como um gestor de conteúdo, é seu compromisso prezar por sua própria gerência da segurança da informação da sua empresa ou pessoais.


.:.
Criação de Sites | Furtado Leite | Florianópolis - SC

Sete Dicas para a Segurança Digital da sua Empresa
Avalie a publicação